quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Freya



Freya é a deusa nórdica do amor e magia, condutora das almas para o mundo subterrâneo. Ela regia a fertilidade, a sexualidade, a Lua, o mar, a Terra, o mundo subterrâneo, o nascimento e a morte.

Ela era a matriarca ancestral do grupo de divindade denominado Vanir, precursoras dos Aesir, as divindades patriarcais que vieram da Ásia.

Aparecia como uma deusa tríplice (virgem, mãe e anciã), como senhora dos gatos, dirigente das Valquírias e condutora das almas dos guerreiros mortos em combate, das quais metade ia para o seu reino e a outra metade para o palácio de Odin.

Sua representação era a de uma linda mulher vestida com um manto de peles de gato, enfeitada com penas de cisne e adornada com jóias de ouro e âmbar, sendo puxada em sua carruagem dourada por quatro gatos.

A deusa-Vana nórdica Freya era muito importante para o bem-estar e existência dos Deuses, muito além de seu aspecto de deusa da fertilidade, pois ocorreram muitas batalhas entre os Deuses e os Gigantes por Freya.

Ela possuía muitos nomes: Syr, Dama, Grande Deusa, Mardoll (Aquela que brilha sobre o mar).

Os mitos falam de seu casamento com um misterioso deus chamado Od, o qual desapareceu. Apesar de Freya estar intimamente ligada ao poderoso Odin, ela não é sua esposa, nem de nenhum outro deus. No entanto, ela hoje é considerada consorte de Frey, com quem forma o casal divino, celebrado nos ritos de fertilidade com o “casamento sagrado”.

Quando ela chora, suas lágrimas tornam-se gotas de ouro; quando essas gotas caem no mar, elas se transformam em âmbar. Seus gatos mágicos, Bygul (ouro de abelha, mel) e Trjegul (ouro de árvore, âmbar), puxam sua carruagem, mas ela também possui um javali de batalha (Hildisvini) o qual ela cavalga.

Ela possui o colar Brisingamen e mantém metade dos guerreiros mortos em seu salão. Freya é a senhora dos gatos, líder das Valquírias, capaz de trocar de forma, é a Sábia ou “vidente” que inspira toda a poesia sagrada.

Treze é seu número e sexta-feira é seu dia. Seidr, sua magia especial, era basicamente magia feminina, um tipo de xamanismo e profecia.

Alguns mitos dizem que as runas eram de Freya muito antes de Odin obtê-Ias. Freya tem poder sobre o amor, beleza, animais, sexo, gatos, nascimentos, fogo, cavalos, encantamentos, feitiçaria, ouro, riqueza, transes, jóias, sabedoria, antevisão, magia, sorte, longa vida, fertilidade, a Lua, o mar, morte, música, poesia e proteção.

O dia consagrado a Freya é a sexta-feira, utilizado para trabalhos de amor, sexo e magia.

Fonte: http://bruxaria.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário